Por governança entende-se o “ato de governar”; compreende o conjunto normas, instâncias e processos que regem o funcionamento da Plataforma, de forma que os processos de tomada de decisão fiquem claros, tanto para as entidades que já integram a Plataforma, como para aquelas entidades que pretendem se somar à iniciativa.

A Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável é constituída por diversas entidades, governamentais ou não, com ou sem fins econômicos, signatárias da Carta de Princípios da Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável

Aqui serão apresentados o Comitê Estratégico e a Secretaria Executiva; o Regimento Interno, do qual consta de forma detalhada as normas, instâncias e processos que regem a Plataforma consta deste mesmo item “Saiba Mais”, sub item “Anexos”. 

 

Comitê Estratégico 

É composto por 07 membros (um representante de cada entidade mantenedora e dois representantes de entidades parceiras), sendo coordenado pelo Oficial Titular do Escritório Regional da FAO para Região Sul do Brasil. O Comitê é a instância máxima da Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, a quem cabe as decisões estratégicas.

 

Secretaria Executiva

Exercida pela Unidade de Coordenação de Projetos da FAO para a Região Sul do Brasil, a quem cabe as instâncias tática e operacional, atuando, ainda, como facilitadora de processos e comunicação, tanto entre as diversas instâncias da Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, bem como a interlocução com pessoas e entidades externas.