Por Programa entende-se um conjunto de ações desenvolvidas por instituições (públicas ou privadas) ou por meio de articulações interinstitucionais. Tem caráter amplo e sistêmico, envolvem uma ou mais áreas temáticas e sua abrangência geográfica pode ser municipal, regional, estadual ou mesmo nacional. Um programa contempla um ou mais projetos, que, para sua melhor compreensão e alcance de resultados. devem ser considerados em seu conjunto, de forma holística.

 

O Cultivando Água Boa (CAB) é um conjunto de programas socioambientais da Itaipu em conjunto com mais de 2.200 parceiros, executados nos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná – Parte 3 (BP3), no Oeste do Paraná. Em cada município há um comitê gestor, com forte participação popular.

 

Entre as principais ações do programa, estão a recuperação de microbacias hidrográficas e a educação ambiental nas comunidades do entorno do reservatório da Itaipu, além de iniciativas de apoio à agricultura orgânica e familiar, aquicultura (cultivo de peixes), comunidades indígenas, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, cultivo de plantas medicinais, entre outros.

Passada mais de uma década após a sua implementação, o programa já está em estado avançado em aproximadamente 30% do território da BP3, resultando em 206 microbacias trabalhadas.

 

PRÁTICAS RELACIONADAS AO PROGRAMA

Anexos:
Baixar este arquivo (cab_caderno_atualizado_nov2010.pdf)Caderno CAB novembro 2010[ ]6714 kB
Baixar este arquivo (IT3_0004_13K_POR_Informativo_bx.pdf)Informativo CAB 2014[ ]2781 kB
Baixar este arquivo (JORNAL_CAB_ED_25.pdf)Jornal CAB edição 25[ ]3871 kB