Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar e, desde sua fundação, tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome. Também é fonte de conhecimento e informação, ajudando os países a aperfeiçoar e modernizar suas atividades agrícolas, florestais e pesqueiras, para assegurar uma boa nutrição a todos  e o desenvolvimento agrícola e rural sustentável. (http://www.fao.org.br)

 

Itaipu Binacional

Com 14 mil Megawatts de potência instalada e produção anual de 98 milhões de Megawatts/hora (2012), a Itaipu Binacional é a maior hidrelétrica em geração de energia do mundo, sendo responsável por 17% do abastecimento de eletricidade do Brasil e por 73% do fornecimento ao Paraguai. O alcance da usina, porém, se estende para muito além da produção energética. Com a proposta de gerar energia elétrica de qualidade, com uma série de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região, em áreas como o turismo, responsabilidade socioambiental e novas tecnologias. Entre suas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, destacam-se: (http://www.itaipu.gov.br)

 

Cultivando Água Boa

O Cultivando Água Boa é um conjunto de 20 programas e 65 ações em busca da sustentabilidade, desenvolvido pela Itaipu Binacional e mais de 2.000 parceiros na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3, que vão desde associações de moradores e cooperativas de produtores rurais, a órgãos dos governos estadual e federal, e prefeituras. São programas que abrangem diversas frentes, como educação ambiental, proteção da biodiversidade, fomento à agricultura orgânica e à agroecologia, cultivo de plantas medicinais, turismo rural e incentivo à coleta seletiva e à reciclagem, iniciativas de inclusão social, entre outros. (http://www.cultivandoaguaboa.com.br) 

 

 

 

Centro internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás)

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), formado por 17 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados as energias renováveis. tem como objetivo articular empreendimentos públicos e privados para, em conjunto, desenvolver e disseminar soluções tecnológicas, econômicas, ambientais e sociais para viabilização sustentável da cadeia do biogás. O centro tem seu núcleo instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e abriga os escritórios de viabilização de negócios e projetos técnicos e o laboratório de biogás, além de 9 unidades de demonstração da aplicação energética do biogás. (http://www.cibiogas.org)

 

Governo do Paraná - Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento

A SEAB constitui órgão de primeiro nível hierárquico da administração estadual, de natureza substantiva, tendo por finalidade a orientação técnica especializada no planejamento, na organização, no controle e na execução das atividades dos setores agropecuário e do abastecimento do Estado. Para tanto, seus esforços são direcionados para atingir aos seguintes objetivos: formular a política agrícola estadual, abrangendo os processos de produção, transformação e comercialização, com o fortalecimento das parcerias pública e privada; promover o desenvolvimento rural sustentável, em consonância com o uso adequado dos recursos naturais e a aptidão econômica e social, regionalmente, buscando a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e a segurança alimentar da população; criar, coordenar, articular e normalizar os planos, programas e projetos necessários para o atingimento destes objetivos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA SEAB

Com esta estrutura, a SEAB coordena e executa programas de melhoria da qualidade de vida das populações rurais, notadamente em regiões mais carentes, bem como de manejo adequado dos recursos naturais. Com as suas empresas vinculadas presta assistência técnica e extensão rural (http://www.emater.pr.gov.br); desenvolve pesquisas agropecuárias (http://www.iapar.br); estabelece normas, padrões e procedimentos para a sanidade da produção agropecuária paranaense (http://www.adapar.pr.gov.br); orienta ações para a expansão da agroecologia  (http://www.cpra.pr.gov.br); atua no fomento, armazenagem e classificação da produção agropecuária (http://www.codapar.pr.gov.br); executa as políticas de abastecimento (http://www.ceasa.pr.gov.br) e promove o desenvolvimento do setor produtivo florestal; voltados ao desenvolvimento de modelos agrícolas sustentáveis.(http://www.agricultura.pr.gov.br) 

 

 

Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), criado por Lei Estadual, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento com o papel de executar o serviço oficial de extensão rural do Estado. A Emater tem como funções básicas no cumprimento de sua missão: (i) Operar políticas Públicas que contribuam para melhoria do ambiente rural e para qualidade de vida das famílias do meio rural paranaense; (ii) Orientar os agricultores familiares e suas organizações no desenvolvimento de sistemas de produção para que os mesmos sejam sustentáveis e gerem renda suficiente para conferir competitividade aos negócios que sustentam as propriedades rurais e permitem às famílias rurais vida diga e com qualidade; e (iii) Articular e coordenar a construção e execução do Plano Estadual de ATER, em conjunto com as demais organizações, visando organizar os serviços de ATER para aumentar a abrangência e melhoria de sua qualidade. (www.emater.pr.gov.br)

 

Parque Tecnológico Itaipu

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é um local onde a criação e a disseminação do conhecimento são os destaques. Criado em 2003 pela Itaipu Binacional, o PTI se consolida como um polo científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai. Destacando-se por um ambiente de constante inovação, todas as ações são executadas de maneira integrada, o que faz do PTI um ambiente favorável para o desenvolvimento científico-tecnológico e a geração de novos empreendimentos. Este ambiente inovador é constituído por meio de parcerias estratégicas com entidades governamentais, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa. (http://www.pti.org.br)

 

 

Centro Internacional de Hidroinformática

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) é um centro binacional, resultado da parceria entre a ITAIPU Binacional e o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, se constituindo como um Centro de Categoria II da UNESCO. O CIH trabalha no desenvolvimento de soluções tecnológicas nas temáticas água e energia, com o propósito de promover o progresso e a inovação no âmbito regional, nacional e internacional. (http://www.hidroinformatica.org)