Laboratório de Mecanização Agrícola 

Universidade Estadual de Ponta Grossa

O Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama), do Departamento de Ciências do Solo e Mecanização Agrícola (Desolo), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem como objetivo realizar ações de pesquisa e extensão nas áreas voltadas para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural. As ações do Lama ocorrem em todas as regiões do Estado do Paraná e se concentram em proporcionar soluções práticas e técnicas a produtores, consumidores e instituições do setor agropecuário. (https://www.facebook.com/lama.uepg).

 

 

Secretaria de Estado da Educação - Governo do

Estado do Paraná

A Secretaria de Estado da Educação tem por objetivo a definição e a execução da política governamental no setor de educação básica e de educação profissional, visando à melhoria das condições de vida da população. Compete à Secretaria adequar a oferta à demanda por escolaridade básica de forma prioritária e por escolaridade profissional, de acordo com a política governamental, de maneira autônoma ou em cooperação com os municípios, primando-se pela qualidade dos resultados.   (http://www.educacao.pr.gov.br).

 

 

Cooperativa dos Fruticultores de Nova América da

Colina e Região - NOVA CITRUS 

  A Cooperativa dos Fruticultores de Nova América da Colina e Região - NOVA CITRUS foi instituída no dia 01 de julho de 2011. Localizada no município de Nova América da Colina - PR, a cooperativa conta atualmente com 67 associados que comercializaram em 2015 um total de 316.039 caixas de 23 kg de laranja in natura. A Nova Citrus busca organizar a produção de laranja in natura e criar novas oportunidades de negócios para seus associados.  (https://www.facebook.com/cooperativa.novacitrus).

 

 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 

(Embrapa Florestas)  

 A Embrapa Florestas tem por missão "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade florestal em benefício da sociedade brasileira". O objetivo de suas ações é melhorar a eficiência produtiva, reduzir custos de produção, aumentar a oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente. Os temas de sua prioridade sempre incluíram espécies de apelo econômico, ambiental e social. Seu público alvo é diferenciado, atendendo desde empresas do setor florestal até produtores rurais familiares (https://www.embrapa.br/florestas).

 

 

 Município de Curitiba 

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Localizada a 934m de altitude acima do nível do mar, Curitiba possui uma população de 1 893 997 habitantes (IBGE/2016), sendo que a soma dos habitantes que compõem os municípios da região metropolitana ultrapassa os 3 milhões de pessoas. A principal fonte econômica do município é oriunda do setor terciário, com destaque também para o setor secundário e seus complexos industriais de grande porte. Curitiba tem seu território de 432 km² quase totalmente ocupado, o que leva a Prefeitura a planejar e implantar ações sob um enfoque metropolitano, com o objetivo de manter e ampliar o padrão de qualidade de vida já conquistado. (http://www.curitiba.pr.gov.br/)

 

 

Laboratório de Educação do Campo e Estudos da

Reforma Agrária — LECERA” 

O Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária — LECERA —, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC, foi fundado em 2006. Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão, sobretudo na linha do conhecimento científico politicamente orientada para as populações fragilizadas socialmente. Sua atuação privilegia os camponeses assentados pela Reforma Agrária com a finalidade precípua de viabilizar economicamente sua permanência no campo, o que nos vincula politicamente aos movimentos sociais do campo, notadamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Sua linha de pesquisa científica envolve diversos campos do conhecimento das ciências agronômicas e sociais, balizados pela sustentabilidade econômica, social e ambiental na produção de alimentos saudáveis produzidos agroecologicamente. (http://www.lecera.ufsc.br/)

 

 

Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas

dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas – Comitê Tijucas-Biguaçu, é um órgão colegiado instituído pelo Decreto Estadual Nº 2.918/2001. Tem como objetivo promover a gestão integrada, descentralizada e participativa dos recursos hídricos nos 14 municípios que o integram - Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista e Tijucas. É formado por 55 instituições membro, distribuídas entre População da Bacia, Poder Público e Usuários de água. (http://www.sirhesc.sds.sc.gov.br/)

 

 

 Associação dos Agricultores Agroflorestais de

Barra do Turvo e Adrianópolis

 A Cooperafloresta nasceu em 1996, a partir da organização de famílias agricultoras quilombolas no Vale do Ribeira, visando superar as grandes dificuldades existentes na região. Atualmente é formada por 112 famílias organizadas em 22 grupos, nos municípios de Barra do Turvo em São Paulo e Adrianópolis e Bocaiúva do Sul no Paraná. Pertencemos às comunidades tradicionais e na nossa maior parte, já nos auto-reconhecemos como remanescentes de quilombos. Através da agrofloresta, resgatamos e reconhecemos o valor de nossos conhecimentos e sentimentos sobre a natureza e seu funcionamento. Passamos a entender melhor o grande valor das pessoas e da natureza de nossa região, o Vale do Ribeira, aonde caiçaras, quilombolas, indígenas e outros povos tradicionais, convivem em uma relação muito íntima, com o maior pedaço contínuo de Floresta Atlântica que ainda resta no mundo.(http://www.cooperafloresta.com/)

 

      

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – SICREDI Alto Uruguai RS/SC 

A SICREDI Alto Uruguai RS/SC, com sede no município de Rodeio Bonito foi fundada em 18 de abril de 1981 e possui 35 anos de história. Atua hoje, com 27 unidades de atendimento instaladas em 25 municípios do norte do estado do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina, e é uma das Cooperativas de Crédito filiada ao Sistema SICREDI, contando com a força de mais de 62 mil associados. Tendo como visão ser reconhecida pela sociedade como instituição financeira cooperativa, comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos seus associados, desenvolve diferentes atividades e programas, tais como o Programa A União Faz a Vida, o Programa Líder Jovem SICREDI, o Programa de Visitação SICREDI e a Comunidade, o Programa Propriedade Sustentável, o Programa Crescer (programa de formação cooperativa), o Programa Pertencer e o Programa SICREDI Mulher. Tendo como um de seus norteadores o investimento no desenvolvimento de seus associados e comunidades, a SICREDI Alto Uruguai RS/SC tem mantido parcerias com diversas entidades a fim de oportunizar palestras e cursos. Disponibiliza também, para diversas entidades, auxílio financeiro a fim de contribuir com a manutenção de suas atividades. É através de sua atuação social que a SICREDI Alto Uruguai RS/SC leva no currículo dois prêmios cooperativa do ano, um obtido em 2008 e outro em 2012; um prêmio OCERGS de Cooperativismo em 2014, dois troféus e diversos certificados de responsabilidade social concedidos pela Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul. (http://www.sicredialtouruguai.coop.br/site/)

 

     

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 

(Embrapa Clima Temperado)  

A Embrapa Clima Temperado, localizada em Pelotas-RS, é uma das unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A missão da Embrapa Clima Temperado é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade. Como um centro ecorregional, a Unidade foca sua atuação para as cadeias produtivas prioritárias (arroz irrigado, leite e frutas de clima temperado) e temas estratégicos na geração e intercâmbio de conhecimentos e tecnologias para a sustentabilidade agropecuária da região de clima temperado, em todas as suas dimensões (técnico-econômica, social, ambiental), com ênfase ao uso racional dos recursos naturais e da biodiversidade, ao uso eficiente da água, nutrientes e energia; ao fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, das estratégias de manejo integrado de pragas e aos princípios da agricultura conservacionista e da agroecologia, privilegiando os sistemas integrados de produção e a convivência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando junto às equipes as ações necessárias de pesquisa e inovação que possam manter a Embrapa na fronteira do conhecimento (http://www.embrapa.br/clima-temperado)

 

 

Universidade Federal do Paraná - UFPR   

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil,fundada em 19 de dezembro de 1912, inicialmente com o nome de Universidade do Paraná. Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas entre os diversos campi de Curitiba e de outras cidades do Paraná. A instituição oferta 113 cursos de graduação, 68 de mestrado, 43 de doutorado, 62 de especialização lato sensu, além de residências médicas, cursos técnicos e à distância. A UFPR aparece em diversos rankings como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, uma das poucas a ser mencionada também em classificações internacionais. No Ranking Universitário Folha de 2013, conquistou o 9º lugar geral e o 6º lugar em inovação. Já na edição 2013 do QS World University Rankings, situa-se em 37º lugar entre as instituições latino-americanas.(http://www.ufpr.br/)

 

 

Centro de Tecnologias Alternativas e Populares -

CETAP 

O CETAP é uma organização da sociedade civil, criada no ano de 1986, no estado do Rio Grande do Sul. A sua criação foi motivada pela percepção e necessidade de mudança de uma realidade na qual os problemas sociais na agricultura se tornavam cada vez mais graves. Tais problemas, associados às questões ambientais de contaminação do solo, água, alimentos e dos trabalhadores rurais, assim como a erosão genética, fragilizavam os pequenos agricultores familiares e camponeses que, preocupados, buscaram na criação do CETAP, um espaço para a construção de outra proposta tecnológica, de organização da produção e de desenvolvimento rural.(http://www.cetap.org.br/)

 

 

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural

de Santa Catarina - EPAGRI

Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que tem por missão o conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural. Seus principais objetivos são promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais; buscar a competitividade da agricultura catarinense frente a mercados globalizados; e promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro. (http://www.epagri.sc.gov.br)

 

 

Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR

O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) é um órgão de administração indireta, que tem o estatuto de pessoa coletiva de direito público e está ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná. Como agência de pesquisa agrícola, a sua missão é "fornecer soluções inovadoras para o meio rural e agronegócio do Paraná." Tem como finalidades básicas a pesquisa técnico-científica, a difusão de conhecimento e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento do Estado. Complementando sua atividade de pesquisa, o IAPAR promove a difusão da tecnologia gerada, tanto diretamente, através de dias de campo, treinamentos, publicações, palestras etc, como indiretamente, através dos órgãos de assistência técnica e extensão rural, oficiais ou não. (http://www.iapar.br/)

 

Caritas Regional do Rio Grande do Sul

A Caritas foi criada em 1956 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É responsável pela organização de toda a ação social católica e garantir a distribuição do "Food for Peace" financiado pelo governo dos EUA como um dos eixos de um programa mais amplo chamado "Aliança para o Progresso" lançados após a Segunda Guerra Mundial. A palavra Caritas vem do latim e significa "caridade", isso significa uma prática da solidariedade em situações onde a vida está ameaçada. Esta é uma rede de pessoas que se associam em grupos, comunidades, paróquias, municípios ou regiões, e contribuem para a experiência de solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia pela organização popular para se chegar a uma sociedade justa e fraterna(http://rs.caritas.org.br)

 

 

Associação dos Municípios do Oeste do Paraná

Fundada em 1969, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) foi criada para contribuir para a execução e acompanhamento de programas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população do Oeste do Paraná. Considerada modelo internacional pelo BID em eficiência e gestão, a AMOP mantém programas e iniciativas permanentes em defesa do municipalismo e dos interesses de 52 municípios, agregando e representando todas as forças da sociedade organizada da região.  (http://www.amop.org.br)

 

 

Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor 

O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) é uma organização não-governamental, criada em 1978, que busca contribuir de forma decisiva para a prática social e de serviço junto a agricultores familiares e outros públicos ligados à área rural. Trabalha-se pela afirmação da agricultura familiar com foco em quatro eixos: Desenvolvimento local sustentável; Agroecologia, soberania e segurança alimentar e nutricional; O papel e o protagonismo das mulheres e dos jovens; e a Construção e circulação do conhecimento e desenvolvimento institucional.(http://www.capa.org.br/)

 

 

Instituto Souza Cruz

O Instituto Souza Cruz é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de abrangência nacional, fundada em julho de 2000. A partir de diferentes experiências, constantemente avaliadas e revistas, elegemos o campo como foco prioritário de nossas ações, voltadas para a agricultura familiar sustentável. Em estratégia integrada ao modelo de sustentabilidade da Souza Cruz, com uma equipe qualificada e incorporando ferramentas empresariais, o Instituto Souza Cruz trabalha de forma cooperativa com as organizações rurais, introduzindo inovações e aperfeiçoando seus métodos de intervenção social. (http://www.institutosouzacruz.org.br)

 

 

Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares

A Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF) foi criada pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-SUL/CUT) diante do desafio de fazer os programas de financiamento habitacional chegarem a todos os municípios. Uma iniciativa pioneira, que além de levar informação aos seus associados, organiza grupos, auxilia no encaminhamento dos projetos, liberação dos financiamentos e prestação de contas, capacita , desenvolve e se responsabiliza pelo projeto técnico e o acompanhamento da execução na construção e reforma de unidades habitacionais tanto no meio rural quanto urbano.(http://www.cooperhaf.org.br/)

 

 

Núcleo Assistencial Humberto de Campos

O Núcleo Assistencial Humberto de Campos (NAHC) constitui-se como entidade da sociedade civil sem fins lucrativos com objetivos filantrópicos, educacionais, de prevenção, tratamento ambulatorial para crianças, adolescentes e adultos, de recuperação e de reinserção social de usuários de substâncias psicoativas e outros transtornos compulsivos, seus familiares e co-dependentes; de geração, desenvolvimento, aproveitamento e reaplicação de tecnologias voltadas para o interesse social, de geração de trabalho e renda, de proteção e conservação do meio ambiente e fomento à agricultura orgânica urbana e periurbana e de comunicação.

 

 

Comunidade Terceiro Plano

A Comunidade do Terceiro Plano desenvolve no meio rural, há 22 anos, atividades socioeducativas de caráter ambiental e solidário. É uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de promover e desenvolver programas de ação social, promover o convívio fraternal e em harmonia com a natureza, através de atividades solidárias diversas como, produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, autoconsumo e comércio justo. Funciona através de gestão participativa, onde atualmente as 18 famílias de agricultores agroecológicos, por meio de seu Conselho Comunitário, elegem as ações prioritárias dos setores de produção, assim como do cotidiano da Comunidade.

 

 

Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR)

O Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural - CEDEJOR é uma Agência de Desenvolvimento Rural que acredita e investe no potencial do jovem como empreendedor e liderança. Acredita no poder da cooperação desses jovens para o fortalecimento e sustentabilidade da economia e da governança local. O CEDEJOR desenvolve conhecimento e oferece às comunidades rurais um conjunto de serviços de formação e apoio para dinamizar a economia regional, fortalecendo a governança local participativa e estimulando o protagonismo social.(http://cedejor.blogspot.com.br/)

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo - RS (SDR-RS)

Com o objetivo de fortalecer a importância social e econômica da agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Rio Grande do Sul - SDR-RS foi criada no início de 2011 para formular, coordenar e executar políticas e diretrizes de desenvolvimento rural, com ações dirigidas à agricultura familiar, assentados da Reforma Agrária, pescadores, comunidades indígenas e quilombolas, agroindústrias familiares e cooperativas rurais e urbanas. (http://www.sdr.rs.gov.br/)

 

 

Agroindústria Bellé

A Agroindústria Bellé há mais de 15 anos trabalha com produtos alimentícios livres de agrotóxicos e sem conservantes, para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais saudável. A Agroindústria é associada a cooperativa AECIA de Agricultores Ecologistas de Antônio Prado e Ipê, que também procura levar produtos mais saudáveis a mesa do consumidor. (http://familiabelle.blogspot.com.br/)

 

 

 

Município de Guaraniaçu

Crescer e preservar executando boas práticas é o desafio do Município de Guaraniaçu, localizado na região Oeste do Estado do Paraná, com 15.583 habitantes, e que tem sua economia baseada na agropecuária. Para tanto, o Município incentiva e promove a agricultura familiar, considerando os princípios do desenvolvimento sustentável. (http://www.guaraniacu.pr.gov.br/)

 

 

 

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) é uma instituição educacional multicampi orientada para a produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento, por intermédio da pesquisa, do ensino e da extensão, em todos os níveis e áreas de conhecimento, nas modalidades presencial e a distância. Com foco na preparação das novas gerações, desde sua criação, a Unisul é instrumento de inovação e de apoio às mudanças da sociedade, apostando em parcerias e alianças com instituições de ensino do mundo inteiro. A Universidade atrai estudantes não só do Estado, mas do Brasil e de outros países. (http://www.unisul.br/)

 

 

Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC)

Mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o SESC é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade. O SESC incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão. Valoriza a diversidade cultural local e promove atividades em prol da melhoria das condições de vida no dia a dia dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência são as áreas de atuação do SESC.   (http://www.sesc-sc.com.br/)

 

 

Município de Toledo

O Município de Toledo, entidade componente da República Federativa do Brasil e integrante da divisão administrativa do Estado do Paraná, é dotado de autonomia política, administrativa, financeira e legislativa, nos termos da Constituição Federal, da Constituição do Estado do Paraná e da Lei Orgânica, objetivando, na área de seu território, construir uma sociedade livre, justa e solidária (http://www.toledo.pr.gov.br/)

 

 

 

PariPassu

A PariPassu é uma empresa que desenvolve soluções para a rastreabilidade dos alimentos, o controle de qualidade dos produtos e dos processos e os registros de caderno de campo. 
O objetivo das nossas soluções é fomentar a cadeia de abastecimento de alimentos através da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade nas relações entre os participantes envolvidos.  (http://www.paripassu.com.br/pt/solucoes/)

 

 

 

Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (COOPEG)

A Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi - COOPEG, constituída juridicamente em 25 de julho de 2001 com 31 associados, é formada por pequenos agricultores familiares, preocupados não só nos aspectos produtivos e quantitativos, mas na construção de um ambiente sadio, limpo e harmônico com responsabilidade social. Tem sua atividade baseada na produção orgânica sem uso de agrotóxicos.   (http://www.coopeg.com.br/)

 

 

 

Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia

A Acolhida na Colônia é uma associação composta por 180 famílias de agricultores, integrada à Rede Accueil Paysan, atuante na França desde 1987, e tem como proposta a valorização do modo de vida no campo através do agroturismo ecológico, que é uma modalidade de turismo praticada no meio rural por agricultores familiares dispostos a compartilhar seu modo de vida com as pessoas do meio urbano, mantendo suas atividades agropecuárias, oferecendo serviços de qualidade, valorizando e respeitando o meio ambiente e a cultura local.  (http://acolhida.com.br/)

 

 

Centro Vianei de Educação Popular 

O Centro Vianei de Educação Popular é uma entidade da sociedade civil, Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, fundado em 1983, com atuação nos Movimentos e Organizações Populares e na assessoria aos trabalhadores rurais organizados ou em processo de organização. O trabalho busca na essência uma sociedade democrática, participativa, justa e solidária. É filiado desde 1991, à Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde - AVICITECS.  (http://www.vianei.org.br/)

 

 

Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, e líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, a empresa possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e 01 na Argentina. Está organizada em três áreas de atuação: Silvicultura, Papel e Transformação.  (https://www.klabin.com.br/pt/home/) 

 

 

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cuja sede está localizada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, foi fundada em 18 de dezembro de 1960 com o objetivo de promover o ensino, pesquisa e especialização . Esta é uma universidade pública e gratuita, considerada a quinta melhor do país e a sexta na América Latina, e 205º no mundo como classificado pelo Webometrics Ranking da World Universities em 2013  (http://ufsc.br/)