O Brasil vem obtendo sucesso em sua estratégia de promover o desenvolvimento humano, aliando inclusão social, promoção e garantia de direitos ao crescimento econômico. Para alcançar esse resultado, houve um alinhamento interinstitucional, com comprometimento em todos os níveis e esferas de governo, incluindo as empresas públicas.

Como reflexo desse processo, o Brasil vem assumindo, cada vez mais, deveres perante a comunidade internacional, tornando-se mais ativo na Estratégia de Cooperação Sul-Sul (mecanismo de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns), principalmente através da promoção de transferência de capacidades setoriais entre países em desenvolvimento.

Um dos exemplos de êxito do Brasil diz respeito à superação da pobreza extrema e da fome. O País já atingiu – e superou – há mais de uma década o primeiro “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio”: reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza.

Do interesse do governo brasileiro em compartilhar experiências nesse tema, estabeleceu-se um programa de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO –, intitulado "Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO".

Nesse contexto, foram estabelecidas parcerias entre empresas públicas, as três esferas de governo, instituições regionais e municipais para estimular a realização de atividades para a promoção do desenvolvimento sustentável. As ações são desenvolvidas por meio da implementação de programas e projetos de apoio à agricultura – familiar e orgânica, inclusive –, conservação ambiental, inovação tecnológica, energias renováveis, geração de trabalho e renda e fortalecimento de políticas públicas.

O objetivo é proporcionar troca de experiências, sobretudo com nações latino-americanas e africanas, a partir do diálogo em prol do Desenvolvimento Sustentável. A Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável é resultado do Acordo assinado entre a FAO, a ITAIPU Binacional e o Governo do Estado do Paraná, com a proposta de disseminar e compartilhar um conjunto de iniciativas replicáveis de boas práticas (programas, projetos, ações individuais) desenvolvidas inicialmente na Região Oeste do Estado do Paraná/Brasil e nos três Estados da região Sul do Brasil.

powered by contentmap
powered by contentmap